Remove o Paes

2013-08-17 16.15.54

No sábado (17), o Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas e o Movimento Nacional de Luta por Moradia organizaram  a marcha e vigília “Remove o Paes”, que contou com a presença das comunidades Vila Autódromo, Vila Recreio, Indiana (tijuca), Tubiacanga (Ilha do Governador), Providência, Horto e São José Operário (Jacarepaguá). Além da denuncia do processo de remoções que ocorre no Rio de Janeiro em nome dos mega-eventos para beneficiar a especulação imobiliária, o ato trouxe a defesa de que os projetos para as comunidades sejam discutidos com as mesmas e não elaborados pela prefeitura por cima, sem ouvir os moradores.

A marcha atravessou o Alto da Boa Vista, reunindo cerca de trezentas pessoas, na maioria moradores das localidades que sofrem remoção. Ao longo do caminho, conquistou grande apoio dos moradores do bairro e dos carros que passavam pelo local.  No início da noite, em frente à residência oficial do Prefeito, cada comunidade que esta sendo removida fez seu relato, no momento mais importante do ato.

Em seguida, montou-se um acampamento, com muita música, fogueira e chuva. As atividades culturais seguiram ao longo da noite e romperam a manhã do dia seguinte. A vigília foi finalizada com a instalação de uma cruz  para cada comunidade que a Prefeitura remove e com o lançamento de entulho na porta do prefeito, simbolizando o entulho que ele tem deixado para trás ao derrubar as casas das famílias pobres destas comunidades.

Desde sua primeira gestão, estima-se que Eduardo Paes já removeu 44 mil famílias, a maioria sem indenização, ou com indenizações abaixo de dez mil reais. O maior volume de remoções ocorre no caminho das Transolímpica, Transoeste e Transcarioca, embora a prefeitura se recuse a disponibilizar o traçado destas obras.  Neste sentido, o mandato do vereador Renato Cinco entrou com um requerimento de informação  sobre estes traçados, que são públicos e devem ser disponibilizados para à população. Além disso, constrói com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara  uma audiência publica sobre as remoções em nível municipal.

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s