Segurança pública e direitos humanos em debate

No momento em que o discurso oficial da segurança pública fica cada vez mais distante da realidade das ruas, foi realizado no Rio de Janeiro o Encontro Popular sobre Segurança Pública e Direitos Humanos (ENPOP). Foram três dias de debates sobre a violência de estado, criminalização da pobreza, megaeventos e resistência popular.

O vereador Renato Cinco participou da mesa “Das Senzalas às Favelas: Criminalização da Juventude Negra e Guerra às Drogas” e explicou como a guerra às serve como um pretexto para a guerra aos pobres, além de ser incapaz de controlar o mercado de drogas.

“A guerra às drogas não produz apenas um discurso que justifica a criminalização da pobreza. Ela produz toda uma economia riquíssima que gera a segundo maior mercado do mundo, perdendo apenas para o petróleo, destacou.

O Movimento pela Legalização da Maconha promoveu uma “Feira de Drogas” para apresentar as drogas que não são tratadas como drogas, como o café, açúcar e mate, além expor de cartazes informativos sobre o uso medicinal da maconha.

O debate sobre a guerra às drogas também foi tema de um grupo de debate formado pelos participantes do ENPOP. Na plenária final do encontro foi aprovada a defesa da legalização das drogas.

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s