Nasce uma nova organização da esquerda socialista

nova_org-300x146A reconstrução da esquerda socialista no Brasil ganhou, neste final de semana, um importante capítulo. Ainda sob o calor das recentes mobilizações que varreram o país, cerca de cento e sessenta delegados participaram, neste domingo, 7 de julho, da Conferência que aprovou a unificação entre o Coletivo Socialismo e Liberdade (CSOL), o Enlace e o Coletivo Luta Vermelha (CLV), criando uma nova organização política na esquerda revolucionária brasileira, organizada dentro do Partido Socialismo e Liberdade. Também participaram do encontro representantes do Coletivo Opção Socialista (COS) e do Brasil e Desenvolvimento (B&D), que abriram um processo de discussão com a nova organização, e fundadores dos núcleos originais, na década de 1970, das organizações Democracia Socialista e Convergência Socialista.

 

O processo de fusão das três correntes que se reivindicam do marxismo, do internacionalismo e integram o PSOL deve ser concluído em um encontro nacional nos dias 5 e 6 de outubro, ocasião em que também será definido o nome da nova organização política. Com a iniciativa, Enlace, CSOL e CLV pretendem construir, junto a outros agrupamentos que se somem ao processo, “uma organização marxista revolucionária, democrática, feminista, ecologista, antiracista e libertária que esteja à altura de nossos sonhos”, conforme aponta a resolução política aprovada.

O novo coletivo já conta com militantes em vinte estados e no Distrito Federal. Mas a proposta de unificação vai muito além de uma soma numérica: ela aponta para a reversão da tendência à fragmentação da esquerda socialista brasileira, sobretudo após a adesão do Partido dos Trabalhadores à ordem burguesa. A nova organização aposta na construção do PSOL como um partido de oposição de esquerda, um instrumento que contribua para organizar a juventude e a classe trabalhadora e seu processo de avanço de consciência, um instrumento a serviço das lutas sociais e mobilizações políticas.

Durante a reunião, foram aprovadas uma Carta de Princípios e uma Resolução sobre a Situação Política e eleita uma Coordenação Nacional Provisória da nova organização, que serão divulgadas nos próximos dias. Foi também lançada a revista “À Esquerda”, primeiro produto da síntese política acumulada pelos três coletivos ao longo dos últimos meses.

Para comprar a revista “À Esquerda”, entre em contato com:

Daniel – 8369-2325

Liliana – 8369-2505

Rogério – 9972-4574

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s