Noite de festa para a comunicação popular!

No Brasil, seis famílias controlam 70% da imprensa do país. Os “donos” da informação estão totalmente comprometidos com o capital e foi na luta pela democratização da comunicação, que o mandato do vereador Renato Cinco (PSOL) entregou, na última sexta-feira (14), a medalha Pedro Ernesto pelos 10 anos do jornal Brasil de Fato e homenageou com moções outros 28 comunicadores populares do Rio de Janeiro.

 

O periódico idealizado pelo MST e escrito por trabalhadores dos movimentos sociais do campo e da cidade foi homenageado no prédio da Associação Brasileira de Imprensa, a ABI. Já na abertura do evento, foi exibido um filme com a história de Ernesto Che Guevara , uma homenagem ao aniversário do líder revolucionário, que se estivesse vivo, completaria 85 anos.

O anfitrião da cerimônia, o vereador Renato Cinco (PSOL) afirmou que libertar a informação é o único caminho para combater a violência imposta por governos corruptos e construir uma sociedade justa e igualitária.

“Para manter a hegemonia da desigualdade é preciso manter o monopólio dos meios de comunicação. A luta pela democratização da comunicação é fundamental contra esses oligopólios. Temos que focar na produção da nossa mídia, da imprensa de esquerda. Temos que nos mobilizar. Hoje os governos gastam milhões com as empresas de comunicação que atendem as suas necessidades. O Brasil de Fato colabora e fortalece as lutas dos movimentos sociais. É com muito orgulho que homenageamos hoje alguns dos mais importantes veículos e ações da imprensa alternativa.” Afirmou Renato Cinco (PSOL).

A mesa foi composta por nomes de peso, além do vereador Renato Cinco, estavam o jornalista e editor do jornal Brasil de Fato, Nilton Viana, o deputado federal Chico Alencar, o deputado estadual Marcelo Freixo, o cineasta Silvio Tendler, o professor e militante do PCB Eduardo Serra, o Rapper Fiell, o jornalista da ABI Mário Augusto Jakobskind, a jornalista e colaboradora do Brasil de Fato Cláudia Santiago e o representante do MST Joaquim Pinheiro.

Chico Alencar lembrou a história da comunicação brasileira e defendeu a liberdade da imprensa.

“O Brasil real não aparece nessa imprensa chapa única. Ideias, inteligência, crítica e força de consolidação incomodam demais os donos da mídia. Tanto se fala em liberdade de imprensa, mas o que se vê é liberdade de empresa.”

A homenagem foi abrilhantada pela participação dos irmãos funkeiros Leonardo e Júnior, que cantaram o rapp “Tá tudo errado”. MC Leonardo, representante da APAFUNK, que também foi homenageada, lembrou a luta contra a criminalização do funk.

Bem humorada a jornalista e colaboradora do Brasil de Fato Cláudia Santiago agradeceu a homenagem e disse que o jornal é merecedor da medalha.

“Só nós, que somos de esquerda, sabemos da dificuldade que é manter um jornal. São 10 anos de resistência contra hegemônica. Agora a imprensa alternativa refloresce, vive um novo momento, mas durante muito tempo disputamos a informação.”

Joaquim Pinheiro, representante do MST engrossou o coro.

“Nos consideramos verdadeiros guerrilheiros e guerrilheiras. O jornal nasceu numa conjuntura completamente desfavorável à classe trabalhadora. O Brasil de Fato representou e representa uma fagulha de esperança aos trabalhadores.”

O editor geral do Brasil de Fato Nilton Viana foi quem recebeu a medalha Pedro Ernesto. Viana afirmou que o jornal é ousado e uma conquista da classe trabalhadora.

“Criamos o Brasil de Fato no dia 25 de janeiro de 2003, no ginásio lotado Araújo Viana, em porto Alegre e lá sentimos o peso do que é construir o instrumento da classe trabalhadora. Um veículo para elevar diariamente o nível de consciência da sociedade e conduzir o Brasil à transformações que todos nós queremos.”

Nilton Viana adiantou que em breve São Paulo, Brasília e Belo Horizonte também ganharão edições regionais.

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s