No aniversário de 10 anos, o Jornal Brasil de Fato receberá a medalha Pedro Ernesto do vereador Renato Cinco

ImageNo dia 14 de junho, o Jornal Brasil de Fato receberá a maior honraria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a Medalha Pedro Ernesto, por iniciativa do mandato do vereador Renato Cinco (PSOL). O jornal, escrito por trabalhadores e movimentos sociais do campo e da cidade, tem sido nos últimos dez anos uma voz alternativa à imprensa comercial, comprometida com as grandes empresas e governos.

Num país onde apenas seis famílias controlam 70% dos jornais, rádios e canais de televisão, escolhendo o que é notícia de acordo com seus interesses, o Brasil de Fato é um veículo de alcance nacional que informa os problemas e as lutas do cotidiano dos brasileiros trabalhadores, sem terras, professores, jovens, negros e mulheres, garantindo o direito à comunicação para quem não tem espaço no resto da mídia.

Para Renato Cinco, “Uma década de Brasil de Fato é uma vitória para toda a imprensa alternativa e popular, e deve ser comemorada”. O vereador também destaca a importância da edição recém-lançada do Rio de Janeiro, onde semanalmente 100 mil exemplares trazem as questões de interesse do morador da cidade: “grande parte das contradições da nossa sociedade se manifestam no dia-a-dia das cidades. Um jornal do lado dos trabalhadores é um instrumento poderoso contra as remoções, a elitização do futebol, a criminalização das lutas e a desigualdade social”.

O mandato entregará ainda 20 moções a diferentes mídias e defensores da liberdade de expressão e da democratização da comunicação. Entre os agraciados estão: a Agência de Notícias das Favelas, o Núcleo Piratininga de Comunicação, o Jornal O Cidadão, a Revista Vírus Planetário, o Programa Faixa Livre, a APAFUNK, Naldinho, da Escola de Fotógrafos Populares da Maré, entre outros.

A mesa da homenagem também já está formada; além de Renato Cinco, João Pedro Stedile, Nilton Viana, João Roberto Ripper, Marcelo Freixo, Mário Augusto Jakobskind, Claudia Santiago, Mauro Lasi e Silvio Tendler já confirmaram presença.

convitefestacincolivrecomunicaçãoA homenagem ocorrerá no auditório da Associação Brasileira de Imprensa, ABI, e será seguida por uma grande festa para comemorar a luta pela democratização da comunicação, a partir das 22h. A “Festa Cinco para a Livre Comunicação” será no Centro Cultural Maria Teresa Vieira, próximo à Praça Tiradentes.

 Confirme presença no evento:http://www.facebook.com/events/164742717033167/

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s