É lançado o segundo dossiê Megaeventos e violações de Direitos Humanos no Rio de Janeiro, com a surpresa do atentado à ABI

O dossiê preparado pelo Comitê Popular da Copa e Olimpíadas denuncia as inumeras violações de direitos humanos que vêm ocorrendo para viabilizar as obras “necessárias” para a realização dos megaeventos. São obras de infraestrutura e construção de equipamentos esportivos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que já causaram a remoção de 3 mil famílias na cidade e mais 7 mil estão ameaçadas.

O relatório das violações de direitos humanos divide-se em oito esferas ligadas ao interesse público: moradia, mobilidade, trabalho, esporte, meio ambiente, segurança pública, informação e participação, e orçamento e finanças.

BAIXE AGORA o dossiê Megaeventos e Violações de Direitos Humanos no Rio de Janeiro – 2ª edição revisada e atualizada.

O evento de lançamento, realizado ontem (15/05), estava marcado para ocorrer no auditório da ABI, porém precisou ser transferido para o Clube de Engenharia em função da falta de luz e da ação de vândalos que invadiram o 7º andar do prédio. A invasão da Associação Brasileira de Imprensa no dia do lançamento do dossiê causou espanto ao nosso mandato, e Renato Cinco inclusive informou e lamentou o episódio no Plenário da Câmara.

Em matéria no site da ABI, as possíveis causas do atentado: “Suspeita-se que foi obra de pessoas insatisfeitas com o empenho da ABI na luta pela verdade sobre a ditadura, ou em função da posição da entidade em defesa de Atos recentes como o de ontem, denunciando governos e empresários ao lado do Comitê Popular Rio, além do Fora Marin, Fora Feliciano em defesa do Estado laico, isso tudo gera ódio dos fundamentalistas de hoje e ex-agentes da repressão”.

Leia a cobertura completa feita pela ABI.

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s