Manifestantes usam camisa de força contra o Projeto de Lei 7663/10

Na tarde da última terça-feira o Largo da Carioca, no Centro do Rio, foi palco de uma manifestação contra o Projeto de Lei 7663/10, do deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS).

A proposta de mudança na lei fortalece o modelo de tratamento baseado nas internações compulsórias (favorecendo principalmente as comunidades terapêuticas religiosas), cria um cadastro nacional de usuários de drogas e aumenta a pena para o crime de tráfico. Prevista para ocorrer no dia 03/04, a votação foi adiada.

Alguns manifestantes usaram uma camisa de força como forma de protesto ao retorno do modelo manicomial para o tratamento do abuso de drogas.

O vereador Renato Cinco criticou a adoção de um tratamento religioso como política pública. “Querem curar problemas de abuso de drogas com rituais religiosos. Isso pode ser importante para quem é adepto de alguma religião, mas o Estado não pode financiar práticas não científicas e impor esse tipo de tratamento para quem é internado de forma compulsória.”

Em São Paulo também foi realizado um ato contra o PL 7663/10, com a distribuição de drogas lícitas, como café, cigarro, bebidas alcoólicas e açúcar. “Estamos a ponto de um retrocesso. Nossa principal crítica é que o projeto de lei favorece o sistema manicomial com o fortalecimento das internações compulsórias”, explicou a ativista Gabriela Moncau.

foto PL cultura verde ato PL 3

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s