Nota do Setorial Nacional de Direitos Humanos do PSOL sobre a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal

A pauta dos Direitos Humanos normalmente é relegada na política brasileira ao segundo plano, as demandas e reivindicações dos indígenas, crianças, mulheres, negrxs, encarceradxs e LGBTs nunca foram prioridade política no Brasil. Maior exemplo disso foi a eleição para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara do deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP). A entrega desta comissão por parte do PT e PCdoB para as mãos de seus aliados reconhecidamente conservadores e reacionários só aponta para o fato de que Direitos Humanos não é uma pauta prioritária para o governo federal e sua base aliada.

A bancada religiosa nas últimas semanas vem declarando guerra aos setores do movimento social e partidos políticos que pautam discussões nevrálgicas e delicadas junto à sociedade. Em sua primeira sessão da Comissão de Direitos Humanos o pastor Marco Feliciano retirou da pauta o tema referente ao combate à homofobia. Agora o novo presidente da comissão vem divulgando um vídeo em que deliberadamente ataca as religiões de matrizes africanas, o movimento LGBT, feminista e negro. Além de tentar iniciar um processo de difamação aos parlamentares que se colocaram de forma contrária à sua indicação para a Comissão de Direitos Humanos.

A Setorial de Direitos Humanos do PSOL vem a público repudiar a eleição de Marco Feliciano para a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e a tentativa contínua de escamotear com mentiras debates importantes para a sociedade brasileira como o combate a homofobia, casamento civil igualitário, a legalização do aborto, o combate ao racismo e tantas bandeiras caras ao debate de Direitos Humanos do Brasil e do mundo. Também repudiamos a tentativa de difamar os parlamentares que se colocaram contrários a sua eleição para a Comissão e principalmente aqueles deputados que fazem parte da bancada do PSOL no Congresso Nacional.

sou Psol
sou LGBT
sou Negrx
sou Indígena
sou Mulher
sou Menino e Menina de rua
sou quilombola
sou vítima da violência do Estado
sou vítima da ditadura
sou sem terra
sou ribeirinhx
sou caiçara
sou removido
sou atingido por barragens
sou trabalhador.

sou Direitos humanos!

Sou Psol!

Setorial de Direitos Humanos do PSOL

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s