Participe do Ato contra privatização e destruição do Complexo do Maracanã

 

Antes do término das obras no Complexo do Maracanã, o destino do maior estádio de futebol do Brasil já está definido pelas autoridades estaduais e empresários interessados na exploração comercial do espaço. Excluída deste debate, a população do Rio de Janeiro terá neste sábado (16/03) uma oportunidade para protestar contra a privatização do Maraca e a destruição do Estádio de Atletismo Célio de Barros, do Parque Aquático Julio Delamare, da Escola Friedenreich e da Aldeia Maracanã.

A manifestação “A Cidade é Nossa! Ato contra a privatização do Rio de Janeiro”, será uma caminhada da Praça Saens Peña (com concentração à partir de 10h) até o estádio do Maracanã. O ato é organizado pelo Comitê Popular da Copa e Olimpíadas.

Marcada para o dia 11 de abril, a licitação do Complexo do Maracanã segue o modelo proposto pela empresa mais interessada na administração do local: a IMX, do empresário Eike Batista.

A proposta da IMX deixa claro o interesse na elitização do futebol. Um trecho do documento afirma que os clubes serão beneficiados pela “mudança do perfil do público” do estádio, bem como pelo aumento do valor dos ingressos. Vale lembrar que os clubes estão impedidos de participar da licitação.

A “necessidade” de acabar com o Estádio de Atletismo Célio de Barros e o Parque Aquático Julio Delamare só surgiu com a proposta criada pela IMX, que pretende utilizar esses espaços para a construção de lojas, bares e estacionamentos. Para a área onde hoje existe a Escola Friedenreich, há o projeto de construção de quadras de aquecimento do Maracanãzinho.

A mobilização popular é fundamental neste momento de privatização e destruição de mais um espaço público de entretenimento popular e de treinamento de atletas. Em algumas modalidades esportivas, o único espaço de treino disponível no Rio.

UNKNOWN_PARAMETER_VALUEUNKNOWN_PARAMETER_VALUE 2

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s