Carta ao público sobre o fechamento dos teatros

Respeitável público! No dia 1º de fevereiro, muitos dos nossos teatros foram fechados pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Em sua maioria, são teatros mantidos pela própria Prefeitura. Mas, em torno dos teatros, segue a cidade inteira, cheia de vida e sem alvará! Se não temos palco, utilizamos hoje as calçadas. Se não temos holofote, temos a iluminação pública!

Se temos pessoas em torno de nós, para olhar-participar, a Arte se mantém: viva, plural e ativa! O teatro não aceita a passividade burocrática. A resistência é apenas a afirmação da nossa existência.

Bem-vindos ao Teatro Possível! Hoje o que temos é isso: essa calçada, essa rua, essa luz, essa lua. Com vocês ao nosso redor, o teatro tem sempre um lar.

Mais de 50 produções e incontáveis profissionais tiveram suas ações interrompidas. Após anos de desleixo, de inapetência, de descaso do poder público para com os seus equipamentos culturais, agora o artista e o público são penalizados! Não sabemos quando voltaremos a trabalhar, não podemos receber o nosso público e nem prover o nosso sustento. As bilheterias estão lacradas.

A insegurança segue ativa pela cidade inteira: no transporte público, em edifícios públicos sem alvará, mas os teatros foram fechados.

Respeitável público, respeitáveis cidadãos: fazemos arte, vivemos de arte, dedicamos nossa vida à arte. É o nosso ofício, uma profissão como outra qualquer, somos trabalhadores da cultura e estamos impedidos de trabalhar! O que nos move hoje é o desejo de ir ao encontro do público e apresentaremos aqui, parte do que vocês veriam dentro do teatro, se lá pudéssemos estar!

Um dia, quem sabe, a Educação, a Arte e a Cultura receberão um tratamento mais digno por parte de nossos governantes. Desejamos a todos, um bom espetáculo!

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s